Não te deixes ficar para trás!

Não te deixes ficar para trás!
Ginásio da Educação da Vinci, onde há sempre mais para aprender

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Viana do Castelo - Abril, mês da prevenção maus-tratos na infância


O Ginásio da Educação Da Vinci de Viana do Castelo associa-se desde o primeiro dia à causa da CPCJ do distrito numa campanha ativa e dinâmica para a sensibilização da comunidade contra os maus-tratos na infância. Durante o mês de abril iremos expor no nosso espaço de forma bem visível os elementos que identificam esta causa, o laço azul e cartazes informativos, assim como iremos dinamizar outras atividades de alerta e informação junto dos nossos alunos, colaboradores, encarregados de educação e parceiros.

A campanha do laço azul, Blue Ribbon, iniciou-se em 1989 na Virgínia, nos E.U.A., quando uma avó, Bonnie Finney, prendeu à antena do seu carro um laço azul, “para fazer com que as pessoas se interrogassem”.

A história que Bonnie Finney contou a todos os “curiosos” da comunidade onde vivia foi trágica. Era uma história de maus tratos e violência sobre os seus netos, um dos quais violentamente morto. Bonnie escolheu um laço azul por ser uma cor bonita, mas também para não se esquecer dos corpos batidos, não só os seus netos, mas de todas as crianças que sofriam de maus-tratos. O azul fazia lembrar as nódoas negras causadas pelas agressões.



Esta foi a forma que esta avó encontrou para todos os dias se lembrar dos seus netos. Um único cidadão foi capaz de despertar a consciência de toda uma humanidade, mudando mentalidades, promovendo os direitos das crianças, prevenindo os maus-tratos na infância.

A realidade portuguesa é assustadora e quase todos os dias somos bombardeados com notícias quase sempre com final trágico, envolvendo crianças, envolvendo violência, envolvendo maus-tratos. Enquanto professores, educadores, homens e mulheres que acreditam num futuro melhor, mais justo, mais harmonioso, não nos podíamos abster de participar nesta campanha de sensibilização da qual muito nos orgulhamos, porque como disse Fernando Pessoa, “o melhor do mundo são as crianças”.



0 comentários:

Enviar um comentário